O agro em movimento: como o Consórcio está impulsionando o setor

O agronegócio brasileiro é um dos pilares da economia nacional, representando cerca de 26,6% do PIB em 2021, segundo dados do CEPEA/Esalq. Com uma cadeia produtiva que vai da produção agrícola à distribuição de alimentos, o setor emprega milhões de brasileiros e é responsável por uma significativa parcela das exportações do país, mas apesar da sua força, o agro ainda enfrenta barreiras financeiras, já que os financiamentos tradicionais muitas vezes exigem garantias, possuem taxas de juros elevadas e envolvem burocracias que podem atrasar o crescimento do produtor rural, fazendo com que a comprar um trator novo, um caminhão ou até uma nova área de terra pode se tornar uma dor de cabeça.

Como o consórcio pode ser uma alternativa estratégica para o profissional do Agronegócio?

Em meio a juros abusivos e entrada alta, o consórcio surgiu como uma alternativa mais acessível e estratégica para quem quer investir sem se enrolar em dívidas. A lógica é simples: um grupo de pessoas contribui mensalmente com um valor, formando um fundo comum que será utilizado para contemplar os integrantes do grupo.

A contemplação pode ocorrer por meio de sorteio ou oferta de lance.

 

Benefícios de se investir em um consórcio:

  • Sem juros
  • Sem entrada
  • Planejamento a longo prazo
  • Flexível e mais acessível 

Como funciona um consórcio na prática?

  1. Você escolhe o valor da carta de crédito.
  1. Participa dos sorteios e oferta de lance mensais promovidos pela administradora, lembrando que é importante manter as parcelas em dia para poder participar das assembleias.
  1. Pode oferecer lances para tentar antecipar a contemplação.

Simples assim. É como juntar dinheiro com a vantagem de poder ser contemplado antes de terminar de pagar tudo isso sem pagar juros e sem entrada, e o melhor, sem ficar no vermelho.

Consórcio ou Financiamento: O Que é Melhor para o Produtor?

Comparativo: Consórcio vs. Financiamento

Característica

Consórcio

Financiamento

Juros

Não tem

Tem (e geralmente são altos)

Entrada

Não exige

Costuma exigir

Flexibilidade

Alta (planejamento a longo prazo)

Baixa (parcelas com juros fixos)

Burocracia

Menor

Maior

Contemplação

Por sorteio ou lance

Imediata (após aprovação)

 

Para quem consegue se planejar, o consórcio oferece economia, praticidade e evita que o seu orçamento seja comprometido. E no agro, onde tudo é sobre planejamento, o consórcio se encaixa como uma luva. Podemos ver esse encaixe com os dados lançados pela ABAC, onde podemos ver uma grande mudança e crescimento nos números de consorciados no setor agro, que vem crescendo ano após ano, demonstrando que a procura aumentou não só por veículos pesados, mas também por serviços, bens móveis e imóveis, que não deixam de serem essenciais para expandir ou modernizar a produção.

Por que fazer um consórcio com a Evoy?

Na Evoy, a gente entende que o agro não pode parar. É por isso que oferecemos soluções completas em consórcio, pensadas para quem vive do campo. Desde tratores a sistemas de irrigação, o nosso time está pronto para ajudar o produtor a crescer com planejamento e segurança.

E aí, tá esperando o que para investir com a qualidade e a facilidade que você merece?

 

Ei, chega junto pra receber novidades
e ofertas exclusivas!

Simule agora
Fechar

Área do representante

Fazer seu login

Consorciopédia

Fechar

Consorciopédia

A

  • Administradora de Consórcio

    É uma instituição financeira regulamentada pelo Banco Central do Brasil, que organiza e administra grupos de consórcio, garantindo que os interesses e direitos de todos os consorciados sejam cumpridos conforme a legislação vigente.

  • Assembleia Geral de Constituição (AGC)

    AGC - Assembleia Geral de Constituição é a primeira assembleia de lançamento do grupo, que define as condições gerais de funcionamento e elege três representantes legais para acompanhar as decisões durante o período de duração daquele grupo. Nesta Assembleia também ocorre a primeira contemplação entre os consorciados.

  • Assembleia Geral Extraordinária (AGE)

    AGE é a sigla de Assembleia Geral Extraordinária, reunião convocada para definir questões de caráter excepcional que não podem ser decididas em uma AGO (Assembleia Geral Ordinária) e em uma AGC (Assembleia Geral de Constituição).

  • Assembleia Geral Ordinária (AGO)

    AGO - Assembleia Geral Ordinária é a assembleia que trata exclusivamente da apuração dos consorciados que foram contemplados por meio de sorteio ou lance.

  • Ata de Assembleia

    Documento onde se registra tudo que ocorre na assembleia: movimentação financeira do grupo, controle de presença, contemplações e outros.

Fechar

Vem, chega mais!

Conheça a nossa sede

Clique na seta para começar

Fechar
Fechar